Grupos de Pesquisa

A área “Grupos de Pesquisa” foi criada para ampliar a divulgação das atividades de pesquisa dos grupos de pesquisa em comportamento motor. Envie uma breve descrição das atividades de pesquisa do seu grupo, incluindo um histórico, linhas de pesquisa, membros e equipamentos disponíveis. Fotos são também bem vindas!

Envie essas informações para o e-mail da SOCIBRACOM – socibracom@gmail.com

LaBioCoM-logo

LaBioCoM – LABORATÓRIO DE BIOMECÂNICA E CONTROLE MOTOR

Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

Universidade de São Paulo – Campus de Ribeirão Preto

 

Criado em 2011, o LaBioCoM - Laboratório de Biomecânica e Controle Motor pertence Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – campus de Ribeirão Preto.

O LaBioCoM é coordenado, atualmente, pelos professores Renato de Moraes, Paulo Roberto Pereira Santiago e Matheus Machado Gomes. Fazem parte do laboratório, atualmente, 3 alunos de doutorado, 10 alunos de mestrado e 6 alunos de iniciação científica, além de outros alunos e docentes que desenvolvem atividades de pesquisa no LaBioCoM. Nosso grupo de pesquisa está cadastrado na base de diretórios do CNPq sob o título de “Neuromecânica do Movimento Humano”.

Duas linhas de pesquisa principais são desenvolvidas no LaBioCoM:

  1. Controle e coordenação da postura e locomoção ao longo do ciclo da vida. Investigamos a contribuição das informações sensoriais e os mecanismos envolvidos com a execução e aperfeiçoamento do controle da postura e da locomoção em indivíduos com comportamentos normais e atípicos, em diferentes faixas etárias. Dentre os projetos de pesquisa desenvolvidos nessa linha, destacamos os estudos sobre a contribuição do sistema âncora para estabilização da postura em pé e durante a marcha, controle combinado de movimentos envolvendo membros superiores e inferiores (tarefa de andar e pegar um objeto), o papel da visão para o controle dos movimentos de subir e descer um degrau e a influência do exercício físico no controle da postura e da marcha. Esses estudos têm focado em idosos, particularmente os chamados “idosos caidores”.

LaBioCoM-fig1

2. Descrição e análise do movimento humano a partir de princípios e métodos biomecânicos. Empregamos os métodos biomecânicos para investigar os movimentos humanos sejam eles nos contextos do esporte, do treinamento, das atividades de vida diária e da reabilitação. Destacam-se nesta linha tanto o rigor e formalismo no processo de registro, medição e descrição do movimento, como a sua possibilidade de aplicação prática no processo de ensino-aprendizagem, treinamento esportivo e reabilitação. Dentre os projetos de pesquisa desenvolvidos nessa linha, destacamos os estudos sobre as ações de defesa em goleiros na cobrança de pênalti em situações de incerteza sobre o local da cobrança, o desenvolvimento do padrão de chutar em crianças e adolescentes, saltos e arremessos com mudança de direção. Esses estudos têm sido desenvolvidos preferencialmente com atletas de diferentes modalidades esportivas.

LaBioCoM-fig2

Para o desenvolvimento de nossas atividades de pesquisa contamos com diversos equipamentos como listado abaixo:

  • Sistema de Captura de Movimento, Vicon, com 8 câmeras MX-140S
  • Dois sistemas de Captura de Movimento, OptiTrack, um com 8 câmeras Prime 17W e outro com 12 câmeras S250e.
  • Plataforma de força, AMTI, AccuGait
  • GaitRite (5 m de comprimento)
  • Eletromiógrafo wireless, Trigno, Delsys
  • Óculos com lentes de cristal líquido para oclusão visual
  • Transdutores de força
  • Placas de conversão analógico-digital
  • Câmeras de alta velocidade, duas CASIO EX-FH25 que filmam em até 1000 quadros por segundo e 6 GoPro Hero 3+ Black Edition.
  • Computadores de alta performance para processamento de dados.

LaBioCoM-fig3

 

 

 

 

 

livia
LIVIA – Laboratório de Informação, Visão e Ação
Departamento de Educação Física
Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru-SP

Criado em 2001, o LIVIA - Laboratório de Informação, Visão e Ação pertence ao Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências UNESP – Campus de Bauru-SP.

O LIVIA investiga o papel da informação visual no comportamento motor em situações cotidianas e esportivas. Os processos de controle, aprendizagem e desenvolvimento motor são estudados em temas como movimento dos olhos e cabeça, timing antecipatório, controle postural, percepção de movimento biológico e locomoção.

Mais especificamente, as principais linhas de pesquisa e seus respectivos exemplos de estudo são os seguintes:

  • Movimento dos olhos e cabeça em situações esportivas: busca caracterizar as diferenças entre atletas experientes e iniciantes em termos de seus padrões de aquisição de informação visual durante as habilidades esportivas. Estudos: “Controle do olhar e da postura durante o lance livre do basquetebol”,“Finta do olhar de cobradores de pênalti no futebol: Efeitos da fixação no lado coincidente ou oposto à trajetória futura da bola”.

livia_figura1

  • Relações entre os controles do olhar e da postura: procura desvendar os mecanismos compartilhados no esforço simultâneo para obtenção de informação visual e estabilização corporal. Estudos:  “Efeitos dos movimentos sacádicos dos olhos sobre a estabilização do controle postural”, “Efeito do envelhecimento sobre o controle do olhar e da postura: Diferentes direções e frequências do olhar e bases de apoio”.

livia_figura2

  • Controle postural em diferentes populações: pretende estabelecer as especificidades do relacionamento percepção-ação nas demandas posturais de grupos com problemas particulares. Estudos: “Controle do olhar e da postura em diabéticos do tipo 2”, “Efeitos da obesidade no controle postural de crianças”.

livia_figura3

 

O LIVIA é coordenado pelos professores Sérgio Tosi Rodrigues, Paula Fávaro Polastri Zago, da UNESP, e Daniela Godoi Jacomassi, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Conta com a participação de alunos do curso de Educação Física e interessados de áreas correlatas. As instalações do laboratório ocupam uma área de 60 m2 e seus principais equipamentos estão descritos a seguir:

  • Sistema de medidas do movimento dos olhos e cabeça: sistema da marca Applied Sciences Laboratories (ASL, modelo H6) que registra a cinemática tridimensional da linha do olhar (combinação dos movimentos dos olhos e da cabeça) em relação a distintos planos de interesse no ambiente.
  • Plataforma de força: equipamento da marca Advance Mechanical Technology Inc. (AMTI) que faz o registro tridimensional das forças e dos momentos de força aplicados sobre sua superfície, possibilitando a determinação do centro de pressão.
  • Sistema de vídeo de análise de movimento: conjuntos de câmeras de vídeo digital integradas a software de reconstrução de movimentos, que utiliza volume (2m x 2m x 2m) definido com fios de prumo e marcadores de isopor para calibração do espaço.

O laboratório possui também um projetor multimídia para projetar estímulos visuais gerados para os experimentos, além de computadores em rede local com acesso à internet e rede sem fio, dedicados à pesquisa e processamento de dados.