LaBioCom – LABORATÓRIO DE BIOMECÂNICA E CONTROLE MOTOR

LaBioCoM-logo

LaBioCoM – LABORATÓRIO DE BIOMECÂNICA E CONTROLE MOTOR

Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

Universidade de São Paulo – Campus de Ribeirão Preto

 

Criado em 2011, o LaBioCoM - Laboratório de Biomecânica e Controle Motor pertence Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – campus de Ribeirão Preto.

O LaBioCoM é coordenado, atualmente, pelos professores Renato de Moraes, Paulo Roberto Pereira Santiago e Matheus Machado Gomes. Fazem parte do laboratório, atualmente, 3 alunos de doutorado, 10 alunos de mestrado e 6 alunos de iniciação científica, além de outros alunos e docentes que desenvolvem atividades de pesquisa no LaBioCoM. Nosso grupo de pesquisa está cadastrado na base de diretórios do CNPq sob o título de “Neuromecânica do Movimento Humano”.

Duas linhas de pesquisa principais são desenvolvidas no LaBioCoM:

  1. Controle e coordenação da postura e locomoção ao longo do ciclo da vida. Investigamos a contribuição das informações sensoriais e os mecanismos envolvidos com a execução e aperfeiçoamento do controle da postura e da locomoção em indivíduos com comportamentos normais e atípicos, em diferentes faixas etárias. Dentre os projetos de pesquisa desenvolvidos nessa linha, destacamos os estudos sobre a contribuição do sistema âncora para estabilização da postura em pé e durante a marcha, controle combinado de movimentos envolvendo membros superiores e inferiores (tarefa de andar e pegar um objeto), o papel da visão para o controle dos movimentos de subir e descer um degrau e a influência do exercício físico no controle da postura e da marcha. Esses estudos têm focado em idosos, particularmente os chamados “idosos caidores”.

LaBioCoM-fig1

2. Descrição e análise do movimento humano a partir de princípios e métodos biomecânicos. Empregamos os métodos biomecânicos para investigar os movimentos humanos sejam eles nos contextos do esporte, do treinamento, das atividades de vida diária e da reabilitação. Destacam-se nesta linha tanto o rigor e formalismo no processo de registro, medição e descrição do movimento, como a sua possibilidade de aplicação prática no processo de ensino-aprendizagem, treinamento esportivo e reabilitação. Dentre os projetos de pesquisa desenvolvidos nessa linha, destacamos os estudos sobre as ações de defesa em goleiros na cobrança de pênalti em situações de incerteza sobre o local da cobrança, o desenvolvimento do padrão de chutar em crianças e adolescentes, saltos e arremessos com mudança de direção. Esses estudos têm sido desenvolvidos preferencialmente com atletas de diferentes modalidades esportivas.

LaBioCoM-fig2

Para o desenvolvimento de nossas atividades de pesquisa contamos com diversos equipamentos como listado abaixo:

  • Sistema de Captura de Movimento, Vicon, com 8 câmeras MX-140S
  • Dois sistemas de Captura de Movimento, OptiTrack, um com 8 câmeras Prime 17W e outro com 12 câmeras S250e.
  • Plataforma de força, AMTI, AccuGait
  • GaitRite (5 m de comprimento)
  • Eletromiógrafo wireless, Trigno, Delsys
  • Óculos com lentes de cristal líquido para oclusão visual
  • Transdutores de força
  • Placas de conversão analógico-digital
  • Câmeras de alta velocidade, duas CASIO EX-FH25 que filmam em até 1000 quadros por segundo e 6 GoPro Hero 3+ Black Edition.
  • Computadores de alta performance para processamento de dados.

LaBioCoM-fig3