JEFFERSON THADEU CANFIELD

 

É com imenso pesar que a Diretoria da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor informa o falecimento do professor JEFFERSON THADEU CANFIELD na madrugada deste domingo (29/09).

Jefferson tinha 76 anos, era casado com Marta Salles Canfield, com quem teve quatro filhos e seis netos. Natural de Lages, SC, Jefferson foi docente do curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria, RS, por cerca de 30 anos. Jefferson participou da criação da SOCIBRACOM no ano de 2002 em Porto Alegre, tendo sido seu primeiro presidente na gestão 2002-2004. Em 2006, durante a realização do III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor na cidade de Rio Claro, SP, foi instituído o Prêmio Pesquisador Sênior da SOCIBRACOM, sendo o prêmio batizado de PRÊMIO JEFFERSON CANFIELD em homenagem à brilhante carreira, reconhecendo-o como um distinto e precursor cientista brasileiro da área de Comportamento Motor no Brasil, cujas atividades acadêmicas e profissionais foram indubitavelmente decisivas para a implantação e desenvolvimento da área de Comportamento Motor em nosso país.

Em 2018, a SOCIBRACOM lançou o livro “Os Pesquisadores Pioneiros em Comportamento Motor no Brasil”, durante o IX Congresso Brasileiro de Comportamento Motor na cidade de Bauru, SP, homenageando Jefferson e outros precursores da área.

A cerimônia de cremação será realizada às 14h desta segunda-feira (30/09) no Crematório Metropolitano de Porto Alegre.

Prof. Dr. Sergio Tosi Rodrigues
Presidente da SOCIBRACOM