livia
LIVIA – Laboratório de Informação, Visão e Ação
Departamento de Educação Física
Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru-SP

Criado em 2001, o LIVIA – Laboratório de Informação, Visão e Ação pertence ao Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências UNESP – Campus de Bauru-SP.

O LIVIA investiga o papel da informação visual no comportamento motor em situações cotidianas e esportivas. Os processos de controle, aprendizagem e desenvolvimento motor são estudados em temas como movimento dos olhos e cabeça, timing antecipatório, controle postural, percepção de movimento biológico e locomoção.

Mais especificamente, as principais linhas de pesquisa e seus respectivos exemplos de estudo são os seguintes:

  • Movimento dos olhos e cabeça em situações esportivas: busca caracterizar as diferenças entre atletas experientes e iniciantes em termos de seus padrões de aquisição de informação visual durante as habilidades esportivas. Estudos: “Controle do olhar e da postura durante o lance livre do basquetebol”,“Finta do olhar de cobradores de pênalti no futebol: Efeitos da fixação no lado coincidente ou oposto à trajetória futura da bola”.

livia_figura1

  • Relações entre os controles do olhar e da postura: procura desvendar os mecanismos compartilhados no esforço simultâneo para obtenção de informação visual e estabilização corporal. Estudos:  “Efeitos dos movimentos sacádicos dos olhos sobre a estabilização do controle postural”, “Efeito do envelhecimento sobre o controle do olhar e da postura: Diferentes direções e frequências do olhar e bases de apoio”.

livia_figura2

  • Controle postural em diferentes populações: pretende estabelecer as especificidades do relacionamento percepção-ação nas demandas posturais de grupos com problemas particulares. Estudos: “Controle do olhar e da postura em diabéticos do tipo 2”, “Efeitos da obesidade no controle postural de crianças”.

livia_figura3

 

O LIVIA é coordenado pelos professores Sérgio Tosi Rodrigues, Paula Fávaro Polastri Zago, da UNESP, e Daniela Godoi Jacomassi, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Conta com a participação de alunos do curso de Educação Física e interessados de áreas correlatas. As instalações do laboratório ocupam uma área de 60 m2 e seus principais equipamentos estão descritos a seguir:

  • Sistema de medidas do movimento dos olhos e cabeça: sistema da marca Applied Sciences Laboratories (ASL, modelo H6) que registra a cinemática tridimensional da linha do olhar (combinação dos movimentos dos olhos e da cabeça) em relação a distintos planos de interesse no ambiente.
  • Plataforma de força: equipamento da marca Advance Mechanical Technology Inc. (AMTI) que faz o registro tridimensional das forças e dos momentos de força aplicados sobre sua superfície, possibilitando a determinação do centro de pressão.
  • Sistema de vídeo de análise de movimento: conjuntos de câmeras de vídeo digital integradas a software de reconstrução de movimentos, que utiliza volume (2m x 2m x 2m) definido com fios de prumo e marcadores de isopor para calibração do espaço.

O laboratório possui também um projetor multimídia para projetar estímulos visuais gerados para os experimentos, além de computadores em rede local com acesso à internet e rede sem fio, dedicados à pesquisa e processamento de dados.

 

 

Compartilhe essa postagem!
Escolha uma plataforma:

Últimas Postagens

Ir ao Topo