CBCM

Congresso Brasileiro de Comportamento Motor

O I Seminário de Comportamento Motor foi concebido e realizado na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, em 1998, e teve como objetivos principais comemorar os 10 anos de criação do Laboratório de Comportamento Motor – LACOM e criar um fórum de pesquisadores nas áreas de Desenvolvimento, Aprendizagem e Controle Motor.

Em 2000, o II Seminário de Comportamento Motor aconteceu também na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e contou com a participação de aproximadamente 100 pesquisadores de diferentes níveis, doutores, mestres, especialistas e graduandos.

O III Seminário de Comportamento Motor foi realizado em 2002, na cidade de Gramado, promovido pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Caracterizou-se como um evento da área de abrangência nacional e foi o momento em que a SOCIBRACOM foi simbolicamente criada. Desde então, decidiu-se que o evento passaria a ser denominado I Congresso Brasileiro de Comportamento Motor.

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais promoveu, em 2004, o II Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Neste evento a Sociedade Brasileira de Comportamento Motor foi oficialmente criada e realizou-se a primeira Assembléia Geral que caracterizou a sua fundação.

O Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro sediou, em 2006, o III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, o qual contou com inúmeros pesquisadores do país. Nesta edição do congresso foram entregues Prêmios Cientificos da SOCIBRACOM e foi criado o Prêmio Jeferson Canfield, como reconhecimento a pesquisadores que tenham contribuído significativamente para o desenvolvimento da área de Comportamento Motor no Brasil.

O IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor aconteceu em 2008 novamente na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Na ocasião, o Laboratório de Comportamento Motor completou 20 anos. O evento contou com quatro palestrantes internacionais e vários pesquisadores nacionais, consolidando-se como um evento bienal tradicional da área.

O V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor foi realizado em 2010, na cidade de Londrina, PR - organizado pela UEL - Universidade Estadual de Londrina. Foi o maior evento da historia dessa Sociedade e reuniu pesquisadores de renome nacional e internacional.

O VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor foi realizado em 2012, na cidade de São Paulo, SP - organizado pela UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul. Neste evento foi criado o "Prêmio Jovem Doutor Pesquisador da SOCIBRACOM",  como reconhecimento aos pesquisadores que concluíram recentemente o doutorado e que têm apresentado atividade de pesquisa destacada no seu início de carreira.

O VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor foi realizado em 2014, na cidade de Belo Horizonte, MG, e foi organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O VIII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor foi realizado em 2016, na cidade de João Pessoa, PB, e foi organizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi o primeiro evento realizado no Nordeste do país e, também pela primeira vez, o vencedor do "Prêmio Jovem Doutor Pesquisador da SOCIBRACOM" ministrou uma palestra dentro da programação do CBCM.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *