Nossa história
Em 1998, alguns pesquisadores da Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo (EEFE-USP) organizaram o “I Seminário de Comportamento Motor”, para comemorar os 10 anos do Laboratório de Comportamento Motor (LACOM) e criar um fórum de pesquisadores nas áreas de desenvolvimento motor, aprendizagem motora e controle motor. Diante da excelente repercussão do evento científico, os pesquisadores do LACOM promoveram o “II Seminário de Comportamento Motor” em 2000, com a presença de aproximadamente 100 pesquisadores de diferentes níveis (doutores, mestres, especialistas, estudantes de graduação de pós-graduação). Na ocasião, os principais pesquisadores da área de Comportamento Motor vislumbraram as próximas edições do referido Seminário, com a possibilidade de expandir os locais e entidades que o pudessem promover, além dos seus precursores da EEFE-USP, São Paulo, SP.
Em 2002, o “III Seminário de Comportamento Motor” foi promovido pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na cidade de Gramado, RS. Tal edição do Seminário caracterizou-se como um evento de abrangência nacional de tal modo que o grupo de pesquisadores da área de Comportamento Motor do Brasil decidiu que a terceira edição do referido seminário passaria a ser denominado “I Congresso Brasileiro de Comportamento Motor”, o qual seria promovido bianualmente em diferentes regiões do Brasil. Na mesma ocasião, a Sociedade Brasileira de Comportamento Motor foi criada simbolicamente.
Em 2004, durante a realização do “II Congresso Brasileiro de Comportamento Motor”, promovido pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, a Sociedade Brasileira de Comportamento Motor foi criada oficialmente, e tivemos a primeira Assembleia Geral que caracterizou a fundação dessa Sociedade. Desde então, o Congresso Brasileiro de Comportamento Motor (CBCM) tem sido organizado por diferentes grupos de pesquisadores brasileiros, nos anos pares. Cabe mencionar que entre 2002 e 2008, nos referíamos à Sociedade Brasileira de Comportamento Motor como “SBCM”. Porém, como a “Sociedade Brasileira de Clínica Médica”, fundada em 1989 já era reconhecida pela sigla “SBCM”, em 2008 passamos a nos referir à nossa Sociedade como SOCIBRACOM.
À cada edição do CBCM, novas propostas de inovação são lançadas, as quais são discutidas em reuniões de Diretoria. Em 2006, foram instituídos os seguintes prêmios como forma de reconhecimento aos pesquisadores da área de Comportamento Motor: “Prêmio Jefferson Canfield”, atribuído a um(a) cientista sênior da área de Comportamento Motor, cujas atividades acadêmicas e profissionais foram, indubitavelmente, decisivas para o desenvolvimento desta área no Brasil; “Prêmio Jovem Doutor Pesquisador”, atribuído a quem obteve o título de doutor(a) a menos de 10 anos (da data do CBCM) e que o trabalho inscrito no CBCM tenha sido selecionado como o melhor trabalho apresentado na categoria (a partir de 2016, o vencedor deste prêmio passou a ministrar uma palestra durante o evento); “Prêmio de Melhor Trabalho Científico de Pós-graduação” e “Prêmio Melhor Trabalho Científico de Graduação”, ambos atribuídos a estudantes regulamente matriculados em cursos de mestrado/doutorado e de graduação, respectivamente, cujo os trabalhos inscritos tenham sido selecionados como o melhor trabalho na referida categoria. Mais recentemente (2020), um novo prêmio foi criado pela SOCIBRACOM, o “Prêmio Destaque em Produtividade Científica”, atribuído a pesquisadores que tenham se destacado para o desenvolvimento da área no Brasil nos anos que antecedem o CBCM.
Em 2006, foi publicado o primeiro número da revista científica “Brazilian Journal of Motor Behavior” (BJMB) e divulgado durante o “III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor”, sendo o Prof. Dr. José Angelo Barela o Editor. Nesse primeiro número, pesquisadores consagrados foram convidados para escrever os artigos relacionados à área de Comportamento Motor. Desde então, a BJMB tem avançado cada vez mais e tem recebido submissões de artigos originais de diferentes pesquisadores nacionais e internacionais. A Diretoria da SOCIBRACOM sempre almejou o reconhecimento dos pesquisadores da área de Comportamento Motor e, de forma mais incisiva desde 2018, os Diretores Científicos vêm se empenhando sem medir esforços para alcançar reconhecimento ainda maior e mais abrangente da BJMB. Para tanto, diversas ações têm sido realizadas, tais como a participação de autores internacionais, a qual tem sido muito bem sucedida. Consequentemente, a BJMB tem sido indexada em diversas bases de divulgação científica, atestando a regularidade e, principalmente, a qualidade das publicações.